Qual foi o primeiro livro que você leu?
Bem, todos nós temos um livro que foi introdutório nesse mundo literário não é mesmo? Aquele livro que deu o start nessa paixão por consumir e ler livros. Pois bem, muitos começaram a ler quando mais novos e outros ja um pouco mais velhos, na adolescência.
Muitas pessoas entraram nesse mundo através dos livros de Harry Potter, porém eu não fui dessas pessoas. Mesmo Harry Potter já sendo um dos livros mais comentados da minha infância, eu não o li pois além de não ter o hábito de ler, eu achava aquele primeiro livro muito grosso sim eu achava que ele era enorme. Mas então qual foi o meu primeiro livro?
O primeiro livro que eu li foi Meu pé de laranja lima do autor José Mauro de Vasconcelos. Foi o primeiro livro que eu li e o primeiro livro que eu reli várias vezes, foi simplesmente mágico terminar um livro, meu primeiro livro. Eu não o comprei, ele era emprestado, mas mesmo assim a mágica não terminou, ela so aumentou e a fascinação pela leitura aumentou muito mais. Hoje em dia, eu não lembro muito da história, so tenho alguns flashes infelizmente. Quando eu conseguir compra-lo eu pretendo reler.
Se você ja ouviu falar sobre esse livro mas não sabe do que ele se trata, eu vou deixar no final do post a sinopse e caso você se interesse, pode lê-la e ler também o livro. Porque eu ainda sinto aquele sentimento que eu senti logo após o termino do livro e quando estava lendo. Mas uma coisa que eu posso adiantar é que a história é linda e muito boa de ser lida. É mais que recomendado!
Esse livro é daquela Coleção Vagalume, que publicou vários livros que quando criança podíamos ver em vários lugares, como na biblioteca da escola. Este livro é uma obra-prima da literatura infantil, que aborda alguns temas como: Amizade, perda e amadurecimento. Sempre com muita sensibilidade o livro vai cativando o leitor a cada palavra e capitulo, é fantástico. E agora eu pergunto para vocês, qual foi o primeiro livro que vocês leram?
Sinopse
Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações.

Comentários
Postar um comentário