Resenha: As Brumas de Avalon - O Prisioneiro da Arvore


Título: O Prisioneiro da Arvore
Saga: As brumas de Avalon - Livro 4
Autor(a): Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Páginas: 212
Ano: 1983



O ultimo livro da série, o fechamento do ciclo. Quando cheguei a esse livro, eu simplesmente não consegui larga-lo, eu queria terminar de ler o mais rápido, precisava saber o final. 

Morgana finalmente aceita o seu dever como Dama do Lago em Avalon e após Arthur virar as costas, ela tenta derruba-lo. Se observamos e lembrarmos bem do primeiro livro, e comparar com o ultimo livro. Podemos observar uma grande e drástica mudança, as tramas, os segredos estão caindo e todos estão finalmente cumprindo o seu destino. 

Tive uma sensação que nesse livro alguns personagens foram desconstruídos, no caso, eles mudaram ou mostraram quem eram, o que foi algo surpreendente. Todo o capitulo tinha algo novo acontecendo, o que fazia com que a atenção ficasse presa. 

Mesmo sendo um ótimo livro, e invés de ficar feliz, fiquei triste. Triste porque eu estava dando adeus a Avalon, Camelot, a Grã Bretanha. A paz daquele lugar estava indo embora junto com os antigos costumes, o catolicismo estava tomando conta de tudo. Porém, no final Morgana percebe que a Deusa não deixou o povo e nem a ela; a Deusa simplesmente estava assumindo uma nova forma. 

Enfim, o livro é muto bom, e a conclusão da historia é boa. Não deixou algum furo, então eu posso dizer com toda a certeza que fique satisfeito com os livros das Brumas de Avalon. Irei atrás dos livros que contam historias antes dessa saga, pois não quero dizer Adeus ainda. 

Comentários

  1. Adorei "As Brumas de Avalon" também, e também fiquei muito triste quando via o cristianismo ir se tornando cada vez mais hegemônico, deixando os antigos costumes de lado, enquanto Avalon recuava cada vez em meio às brumas. Além disso, é sempre triste terminar alguma série da qual gostamos e nos despedir dos personagens. Mas se você gostou dessas histórias do Rei Arthur, tenho alguns livros que talvez você também possa gostar:
    - "As crônicas de Arthur" de Bernard Cornwell, que narra a história sob um ponto de vista mais realista;
    - Os livros "Crepúsculo de Avalon", "O lado negro da lua de Avalon" e "Despertar de Avalon" da autora Anna Elliott, que narram a história alguns anos após a morte de Arthur, se focando mais na história de Tristão e Isolda. (esses eu resenhei lá no blog, se quiser, dê uma olhada depois);
    - "Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda" de Howard Pyle; e
    - A série "O único e eterno rei" de T.H. White.

    Os dois último eu não li, mas os outros são ótimos, principalmente os do Cornwell, apesar de oferecer uma visão completamente diferente da de "As Brumas de Avalon". Tem também o livro "Incêndio de Tróia" da mesma autora de brumas, que segue o mesmo estilo, mas fala sobre a guerra de Tróia.
    Acho que falei pra caramba, né?

    Abraços!
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agradeço muito pelas indicações de livros *-* Irei com toda a certeza atrás deles haha

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas