Resenha: Cidade dos Ossos + Filme


Autora: Cassandra Clare | Saga: Os Instrumentos Mortais | Editora: Galera Records |Paginas: 462 | Ano: 2010



Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 



Todas as pessoas com toda a certeza ja devem conhecer esse livro/essa serie, não é mesmo? Todas as pessoas sempre falam muito bem dessa serie tirando a enrolação, e como todos gostam tanto, eu fui atrás do livro, mas ele ainda esta caro, quarenta reais... Quarenta Dilmas! Fui no sebo e achei o livro novo, lindo & maravilhoso por vinte-um reais. Deixando de lado a minha saga para a compra do livro; toda a edição dele esta muito bom, claro que ainda tem alguns errinhos bobos com algumas palavras, mas isso a gente deixa passar.

Tudo começa quando Clary personagem principal, vai a uma balada com o seu melhor amigo Simon, e lá ela acaba presenciando algo terrível. Um assassinato. Mas o terrível é que não é um assassinato comum. É ai que a vida da Clary muda completa e radicalmente. 

Depois do ocorrido ela acaba conhecendo Jace, um garoto extremamente sarcástico. Eu tenho que admitir que eu amei a construção desse personagem, as sacadas que ele dá são excepcionais. 

"...O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído". - pág. 201

Como vocês ja puderam perceber com a aparição de três personagens, é exatamente isso que você percebeu, é um triangulo amoroso. Então sim, teremos aqueles clichês de triângulos amorosos que ja conhecemos: A garota divida entre dois amores; Ela não sabe quem escolher [...] Mas independentemente disso, a historia que ronda os três personagens são bem interessantes e que fazem com que a atenção do leitor fique presa. 

Mas tudo está girando em torno de Clary e de como ela vai descobrir quem é, que mundo novo é esse que ela descobriu, quem era os seus verdadeiros pais. Todas essas perguntas vão se respondendo conforme vamos lendo. E o que posso dizer é que a narrativa da autora é daquelas que prende o leitor até o fim. Eu fiquei em choque de quando me dei conta, eu ja tinha terminado o livro de tão bom. 


Em relação a adaptação cinematográfica, como o próprio nome ja diz, é uma adaptação. Muitas pessoas não conseguem entender que uma adaptação não é necessariamente uma copia do livro dentro de um filme. É claro que algumas partes são cortadas partes que podem ser consideradas cruciais, mas também algumas partes são mudadas, algumas vezes para o melhor do filme, outras vezes nem tanto. 

Bem, o filme como um todo, é muito bom, consegue prender, a fotografia é bem feita e as musicas de fundo não deixaram a desejar. Porém sim, muitas coisas foram mudadas no filme, e isso me incomodou muito. Eu vi o filme antes de ler o livro e mesmo assim, senti aquele incomodo de que no filme faltava algumas coisas. E o final... O final foi algo gritante. No sentido de terem mudado muita coisa e ter alterado. Mas no fim, é um bom filme. 


Comentários

  1. Oi!
    Como assim vc achou o livro por vinte reais? Que sortudo! Eu tive que baixar um ebook com diagramação péssima para ler, minha mãe se recusou a comprá-lo :(

    O final do filme realmente deixa muito a desejar. Essa foi uma adaptação que eu detestei, principalmente aquela parte super estranha que o Jace passa mão no cabelo da Clary através do portal.

    Beijos,
    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então achei em um sebo '-' Eu quase tive um surto quando eu vi ele lá em bom estado hahaha

      Sim, essa parte eu fiquei tipo "wtf?", que tipo de cena escrota é essa? É cada uma...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas