RESENHA: Garotas de Vidro




Título: Garotas de Vidro
Titulo Original: Winter Girls
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Ano: 2012






Esse livro me deixou sem palavras. Após o termino da leitura fiquei com uma confusão de sentimentos, não sabia se fica aliviado, triste ou feliz.

O tema sobre distúrbios alimentares, é bastante complexo e não é levado tão a sério nas mídias. É o caso da moda, onde podemos ver mulheres esqueléticas desfilando, e enquanto isso, aquelas pessoas hipócritas ficam assistindo e admirando. Todas as pessoas deveriam levar esse assunto a sério, não é brincadeira e quem passou por isso e viveu sabe muito bem disso.


O livro é um tapa na cara da sociedade ótimo, quando você o pega para ler, não quer larga-lo. E o melhor de tudo, é que você entra na pele da Lia e sente tudo ela esta passando, as suas frustrações com o seu corpo e a sua tristeza. Você começa a se sentir mal, não pela a leitura e sim pela Lia, por tudo o que ela está passando, da vontade de entrar dentro do livro e força-lá a comer, a fazer alguma coisa para ela comer e ficar bem. No decorrer da leitura, acompanhamos a constate luta, entre sentir uma vontade imensa de comer e não poder comer, pois seu organismo já não suporta mas isso.

"Se eu chegasse a 32, iria querer 29. Se eu pesasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25. O único número que seria suficiente é 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto. Zerado é sinônimo de estar pronto pra tudo. Agora eu entendo."

Ja no começo da historia, sabemos que a melhor amiga de Lia, Cassie, foi encontrada morta sozinha em um quarto de motel. Além da dor que a Lia sente por perder a sua melhor amiga, mas não é apenas isso que incomoda Lia, e sim o fato de que: Na noite que Cassie foi encontrada morta, ela ligou 33 vezes para Lia, deixou mensagens o correio de voz e Lia simplesmente decidiu não atender, pois não sabia a gravidade da situação que a amiga passava.

Lia possui Anorexia, e Cassie Bulimia. Já virou uma algo normal ficar sem comer por muito tempo. Mesmo que falem que ela está magra de mais, ela não consegue se ver assim, continua se vendo gorda e sempre acha que deve perder mais alguns quilos.
  • Anorexia: é uma disfunção alimentar, que caracteriza-se por uma insuficiente dieta alimentar e estrese físico, ou seja, a pessoa simplesmente diminui radicalmente o que come, muitas comem apenas bolacha de água e sal dight ou light e bebida apenas água mineral.
  • Bulimia: é uma disfunção alimentar associada a anorexia, a pessoa bulímica apresenta períodos em que se alimenta em excesso e com o sentimento de culpa com "ganho de peso" passa a exercita-se de forma desmedida, provoca vômito e usa auxilio de purgantes e diuréticos.
Por fim, eu posso falar que eu amei o livro por abordar um tema tão atual e que ataca muitas adolescentes no sonho do corpo perfeito, mais conhecido como "corpo padrão". Porém, se os meninos acham que isso só acontece com elas, estão muito enganados, também existe casos onde esses dois transtornos foram identificados em homens. Além de ser uma bela leitura, envolvente e sendo também um alerta, eu posso falar com toda a certeza que eu recomendo a todos esse livro, ele quase conseguiu me fazer chorar de tão emocionante que ele é e olha que eu não choro tão fácil assim.

"Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais."

Comentários

  1. Gostei da Resenha , me deixou mais curiosa pra Ler
    o Livro !
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. ótima resenha, Pedro.

    Comprei este livro no início da semana, estou aguardando chegar. Querendo muito ler, =)

    Bjos, Débora.
    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana (:
      Nossa, você não vai se arrepender, sério. É muito bom!

      bjs :*

      Excluir
  3. Milhões de pessoas disseram que este livro é muito bom, mas eu me pergunto: como um livro com esta temática chega a ser bom? Eu tenho ele na estante e quero muito, muito, muito, lê-lo, mas, sabe, não sei...

    Ah, adorei a resenha!

    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o muito bom que todos falam, é que o livro tenta retratar o mais real possível o caso da Lia. E é tudo tão intenso, tão triste que a historia acaba envolvendo o leitor e acaba tornando o livro muito bom, não pelo o problema da Lia mais sim por todas as emoções que autora estava querendo passar. Confuso? hahaha

      Excluir
  4. Legal a resenha me deu vontade e medo de ler o livro pq sou um poço de choro rsrs logo qnd vi a sinopse do livro achei interessante.. Vo adianter ele da lista rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia é bom... Triste, mas é bom! Se você perceber que vai chorar, se tranca no quarto e pronto hahahaha

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas