Resenha: Charlotte Street (Desafio - Janeiro)


Título: Charlotte Street
Autor(a): Danny Wallace
Editora: Novo Conceito
Páginas: 399
Ano: 2ª edição - 2013

Esse livro me concedeu um mix de pensamentos, pensei até mesmo em desistir da leitura e outras vezes eu queria continuar. Fiquei bem confuso em relação a isso, confesso. Essa confusão aconteceu, pois no começo do livro é bem confuso de acompanhar a narrativa do autor, é bem diferente do que eu to acostumado a ler, então, eu tive uma imensa dificuldade de me adaptar. 

Durante a narração, o autor trazia várias lembranças e as vezes mudava o espaço onde estava os personagens. Explicando melhor: Em um momento estávamos lendo em um local, onde os personagens estavam falando sobre algum assunto e o autor fazia um pequeno corte e a história ja estava em outro lugar e os personagens estavam conversando sobre outra coisa totalmente diferente. O meu problema era diferenciar quando era diferença e quando era a própria estória. Esse foi um dos problemas no inicio, demorei muito para me acostumar; Mas quando me acostumei, não queria mais largar o livro e a leitura avançou muito, principalmente porque essa história se passa em Londres, tem coisa melhor? Uma das minhas cidades favoritas em todo mundo. Além de acompanhar essa história, também conhecemos Londres. 

James Priestley (e não, não é o mesmo James da serie Barrados no Baile o autor da bastante enfase a isso) é o nosso personagem principal, então somos tragados aos seus problemas pessoais e somos colocados "a par" de tudo. Sabemos então que James é um ex-professor, ex-namorado e é um freelancer, no caso ele escreve criticas para um jornal chamado "Lodon Now". Uma das coisas que já podemos notar, é que ele esta com problemas com a sua ex, esse problema é pelo fato dela ter seguido em frente, ao contrario dele que ainda esta preso ao passado. Mas em uma certa dia, tudo muda, ao ajudar uma mulher ao pegar o táxi e amarrotada de sacolas, essa mulher misteriosa acaba deixando uma câmera descartável de 35mm. Ele fica intrigado e tenta devolver a câmera para a mulher, mas não sabe como. É ai que começa a saga de James para devolver a câmera para a tal mulher misteriosa, que conforme o desenrolar da estória, ele acaba se apaixonando por ela, sem ao menos conhece-lá ou vê-la. 

É claro que no final, James e a mulher acabam se conhecendo, porém muita coisa vai rolar antes desse encontro. A vida de James começa a alavancar e tudo começa a correr bem, profissionalmente ele começa a ficar bem, a subir de cargo (mesmo que provisoriamente), e tudo parece seguir o seu curso natural. Porém chega a um certo ponto onde tudo, absolutamente tudo, começa a desmoronar diante dos seus olhos, ele começa a ficar sem amigos, sem trabalho, sem ninguém e acaba voltando para o seu antigo trabalho como professor, que por sinal, ele não gosta  muito. É ai que ele percebe que tem que fazer algo para mudar tudo isso, ele tem que começar a se arriscar mais, a tentar fazer algo que ele realmente queira e ir atrás disso. 

Dev, é o melhor amigo e fiel escudeiro de James, está sempre ao seu lado, apoiando-o e incentivando-o a tentar descobrir quem é a mulher misteriosa, ou como é mencionada A Garota. Essa garota era mencionada assim, não so por Dev mais também como todos outros que ja sabiam da saga do James atrás dela, falavam isso porque todos eles, inclusive James, acham que ela pode ser A Garota que vai ficar ao lado dele, que vai casar, que vai se apaixonar... 

Tenho que comentar que uma das personagens que eu mais gostei, e que deu um tom mais engraçado foi Abbey, ela é simplesmente insana e louca. Incrível que mesmo ela sendo mais nova que James; Ela faz com que ele pense bastante em sua vida e que consiga ajustar sua vida, a tomar decisões difíceis, uma verdadeira amiga que ele acabou ganhando após fazer uma critica a uma banda "The Kicks". 

Uma das coisas que eu tenho a ressaltar é o fato de que em alguns pontos do livro a narrativa é meio chata, massante e até mesmo entendiante. Foi uma luta passar por essas partes, e esse foi um do motivos da demora do termino do livro. Mas, passando a página 200, o livro fica bem mais emocionante e melhor. Em relação ao autor, eu não sabia que o Danny era o autor do livro Sim, Senhor, que possui um filme com o mesmo nome que é estrelado pelo Jim Carrey

Por fim, se tratando de um chick-lit masculino, a estória em um todo além de ser previsível e bem clichê, é legal. Porém, em muitas partes não acontece absolutamente nada de interessante e isso tornou tudo muito massante. Não é um dos melhores livros, mas é bom, apenas isso. 

Comentários

  1. Nunca ouvi falar deste livro, mas de qualquer forma não faz muito meu estilo hahaha


    http://testraliosedragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu gostei taaaanto desse livro! Tbm é bem diferente do que estou acostumada e tbm demorei algumas páginas para me acostumar com a narração, mas depois foi ótimo. Foi uma ótima leitura.

    Abraço!
    http://www.blogdazoey.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos alguém que concorda comigo. A maioria das pessoas que leram, simplesmente não gostaram :\ Eu sei que tem mais do que motivos para não gostar, mas mesmo assim... É uma boa leitura.

      Excluir
  3. Tenho este livro, comecei a ler para um desafio e na página 80 desisti. No mesmo dia comecei a ler Cisne (+ de 800 páginas) e li mais de 200 páginas e não queria ir dormir. Resumindo: não volto a ler Charlotte Street tão cedo. mesmo vc dizendo q é emocionante, previsível, clichê, legal... nossa aquele livro me traumatizou.
    Mesmo assim gostei da resenha
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charlotte Street é uma leitura bem diferente... Eu so continuei a ler, porque pretendo nesse ano não acumular livros inacabados.

      Excluir
  4. Gosto de ler coisas diferentes, mas quando leio livros com partes que não sejam muito interessantes, sempre demoro demaaaais para terminar, mas é uma boa dica. hehehe Gostei da sua resenha!
    E a propósito, indiquei você para responder uma tag, confere lá:
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2014/01/tag-primeiro-e-ultimo.html
    Beijos. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para as pessoas que ja leram outras coisas do autor, eu acho que sera uma boa leitura hahaha

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas